No Tesouro Direto sempre há um título adequado para o seu objetivo.
Títulos Prefixados (no momento da aplicação você já sabe exatamente o quanto irá receber no futuro (sempre R$ 1.000 por unidade de título)
· Tesouro Prefixado 20XX (LTN): É um título com rentabilidade definida no momento da aplicação. É mais interessante para quem pode deixar o seu dinheiro render até o vencimento do investimento, pois não paga juros semestrais. Em caso de resgate antecipado, o Tesouro Nacional garante sua recompra pelo seu valor de mercado.
· Tesouro Prefixado Com Juros Semestrais 20XX (NTN-F): É um título prefixado, pois no momento da aplicação você já sabe exatamente o quanto irá receber no futuro (sempre R$ 1.000 por unidade de título + último recebimento de juros semestrais). É mais interessante para quem precisa dos seus rendimentos para complementar sua renda, pois ele antecipa o pagamento dos seus retornos. Em caso de resgate antecipado, o Tesouro Nacional garante sua recompra pelo seu valor de mercado.
Títulos Pós-fixados indexados à Selic
· Tesouro Selic 20XX (LFT): É um título pós-fixado, pois seus rendimentos acompanham as variações da taxa básica de juros da economia (SELIC). Isso significa que se a taxa Selic aumentar, a sua rentabilidade aumenta, e se a taxa Selic diminuir, a sua rentabilidade diminui. O recebimento do valor investido somado aos juros ocorre no vencimento do título ou no seu resgate antecipado.
Títulos Pós-fixados indexados à Selic
· Tesouro IPCA+ Com Juros Semestrais 20XX (NTN-B): É um título com a rentabilidade vinculada à variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), acrescida de juros definidos no momento do investimento. O pagamento dos juros é semestral e o resgate do valor nominal atualizado ocorre na data de vencimento do título. É mais interessante para quem precisa dos seus rendimentos para complementar sua renda, pois ele antecipa o pagamento dos seus retornos por meio do pagamento dos juros semestrais.
· Tesouro IPCA+ 20XX (NTN-B Principal): É um título com a rentabilidade vinculada à variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), acrescida de juros definidos no momento do investimento. Não há pagamento de cupom de juros semestral e o resgate do valor nominal atualizado ocorre na data de vencimento do título.