Um dos principais motivos para que o saldo fique negativo, ocorre quando o cliente realiza a zeragem da sua posição, ou seja, recompre as opções que vendeu, o valor da operação será debitado do saldo disponível na conta.
No entanto, é importante destacar que isso não significa que tenha uma perda patrimonial real nesse momento. A zeragem de uma posição consiste em compensar as operações realizadas, comprando ou vendendo ativos para finalizar a posição, o que pode envolver um débito no saldo da conta.
Porém, o valor total envolvido nessas operações ainda precisa ser considerado no contexto geral, já que as posições compradas (como as opções) também devem ser vendidas para fechar as operações.
Segue um exemplo:
O cliente possuía as seguintes posições em aberto:
• CMINB522: 2.000 quantidades, R$ 460,00.
• CMINB54: -1.000 quantidades, -R$ 580,00.
Nesse exemplo, CMINB54 está debitando, pois a comprar irá gastar saldo, contudo CMINB522 será creditado, uma vez que será vendida e vai entrar saldo na conta.
Quando você realizar a zeragem dessas posições, será necessário um ajuste no seu saldo de conta, e é possível que o débito do valor das operações cause o patrimônio negativo no extrato.
No entanto, a perda patrimonial só ocorrerá efetivamente no momento que o valor de venda ou recompra não seja suficiente para cobrir o valor de aquisição da posição, nesse caso o cliente consegue verificar nas notas de corretagem.