São vários fatores que podem alterar o preço de uma opção.
O preço no mercado á vista, por exemplo, caso ele se altere, alterará junto o preço da opção. Por exemplo, para uma opção de compra, caso o ativo base aumente o preço, a sua opção também subirá. Já que fica mais provável que aquela opção ocorra exercício.
A passagem no tempo também é um fator importante nesta precificação, ela pode reduzir a probabilidade de que oscilações favoráveis aconteçam no preço do ativo. Quanto mais tempo restar até o vencimento da opção, maior a probabilidade de que oscilações favoráveis irão acontecer, porém, diminui o valor presente do lucro que poderia ser obtido com o exercício da opção.
Existe também a volatilidade, que trabalha no mesmo sentido da passagem do tempo. Ou seja, quanto maior volatilidade maior a probabilidade de que a opção termine dentro do dinheiro para ser exercida. Isso ocorre porque quanto valor a volatilidade, maior o intervalo de variação possível do ativo objetivo. Então, quanto maior volatilidade, existe uma maior probabilidade de que oscilações favoráveis ocorram.