O Tesouro Direto é um programa de investimentos do Tesouro Nacional que tem a finalidade de tornar acessível a compra e venda de títulos públicos federais por pessoas físicas. É o próprio Tesouro Nacional que garante esse investimento.
Ao investir nos títulos do Tesouro, o investidor está emprestando dinheiro para o governo. Em troca desse empréstimo, recebe a taxa de juros do Tesouro Direto no momento da devolução desse valor.
Lançado em 2002, o Programa Tesouro Direto surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, permitindo inicialmente aplicações a partir de R$ 30,00. Desde 18/11/2024, essa barreira foi removida, permitindo investimentos sem valor mínimo. Ressalta-se que os investimentos no Tesouro Direto continuarão sendo feitos em múltiplos de 0,01 título, ou seja, uma fração mínima de 1% do valor de um título.
O Tesouro Direto é uma excelente alternativa de investimento pois oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia - Selic), diferentes prazos de vencimento e também diferentes fluxos de remuneração. Com tantas opções, fica fácil achar o título indicado para realizar seus objetivos!
Além de acessível e de apresentar muitas opções de investimento, o Tesouro Direto oferece boa rentabilidade e liquidez diária, mesmo sendo a aplicação de menor risco do mercado.
- Como é a rentabilidade do Tesouro Direto?
Varia de acordo com o prazo, com a presença de taxas prefixadas, pós-fixas ou híbridas e os indicadores atrelados a eles (como a Selic ou o IPCA).
- Como simular a rentabilidade das aplicações em Tesouro Direto?
Basta acessar o site do Tesouro Direto e seguir o passo a passo do Tesouro escolhido, para acessar o simulador clique aqui!
- Como saber o melhor Tesouro Direto para mim?
Você consegue verificar no site do Tesouro Direto. Para acessar clique aqui!