O termo técnico é “empréstimo de ativos”, mas no dia a dia do mercado os investidores se referem a ele como “aluguel de ações” ou BTC (Banco de Títulos CBLC.). Nesse tipo de operação, investidores que possuem papéis na sua carteira emprestam eles a outros investidores, mediante a cobrança de uma taxa de “aluguel”.
- Aluguel de Ações - Doador:
O investidor tem ações que no geral não pretende vender no curto prazo e, para obter uma renda extra, as disponibiliza no mercado BTC para que sejam alugadas.
- Aluguel de Ações - Tomador:
O investidor espera se beneficiar no mercado de ações em um cenário de queda. Para isso, o investidor realiza a venda de ações e as recompra posteriormente. Se o preço dela realmente vier a cair, ao recomprar mais barato, o investidor lucrará com a operação.
Porém, para carregar uma posição vendida em determinado ativo é necessário fechar um contrato de aluguel tomador. Para isso, o investidor pega "emprestado" por um determinado período, no mercado BTC, ações que foram disponibilizadas por um Doador a uma determinada taxa.
- Quais as vantagens ?
Doador :
1. Remuneração adicional acertada no início do contrato;
2. Quem empresta os ativos não deixa de receber eventuais proventos (juros sobre o capital próprio e dividendos, por exemplo) concedidos pela companhia emissora mesmo que seus ativos estejam temporariamente sobre a titularidade de terceiros.
Tomador :
1. Hedge de posições em derivativos sobre o ativo objeto emprestado;
2. Arbitragens da diferença entre os preços dos ativos no mercado a vista e derivativos; e
3. Vendas cobertas com objetivo de beneficiar-se com a queda dos preços do ativo.
- Quais ativos podem ser alugados?
Os ativos elegíveis para realizar um empréstimo são:
-Ações de companhias abertas e listadas na B3;
-Units (ativos compostos por mais de um tipo ou classe de valores mobiliários);
-Cotas de Fundos de Índices (ETFs);
-BDRs Patrocinados;
-BDRs Não Patrocinados Nível I;
-Cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários (FII).
- Quais aplicações são aceitas como garantia?
São aceitos como garantia : Ações, Tesouro Direto (títulos inteiros), CDB de liquidez diária e dinheiro.
Importante: Algumas ações e CDBs de liquidez diária podem não servir como garantia, sendo necessária a consulta com o atendimento.
- Como doar ações ?
Basta acessar o portal de clientes, procurar pelo menu “serviços” e clicar em “ativar” na opção “Custódia Remunerada”.
Uma vez feita a essa adesão, automaticamente você já deixará estes papéis prontos no mercado para que os tomadores, aluguem o seu papel.
Você conseguirá acompanhar seus papéis dentro do Portal normalmente, inclusive podendo vende-los e usá-los como garantia para outras operações.
Assim que o tomador recomprar o papel vendido, automaticamente suas ações voltam a ficar disponíveis no mercado para outro tomador e você recebe a remuneração paga por aquele primeiro que alugou as ações de você!
- Como tomar ações ?
Você apenas precisa efetuar a venda a descoberto no mercado à vista, quando efetuada a venda, automaticamente o papel será tomado no mercado.
- Como liquidar o meu contrato de Aluguel?
- Doador : basta solicitar via e-mail (atendimento@cmcapital.com.br) a retirada do aluguel, informando o ativo e quantidade que deseja retirar.
- Tomador: basta recomprar a posição que está tomado na mesma quantidade, ocorre a liquidação automática.